Perguntas Como configurar a emissão do TEF
- diego
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4 meses 2 semanas atrás - 4 meses 2 semanas atrás #132
por diego
Como configurar a emissão do TEF foi criado por diego
- Nesta documentação veremos como configurar o sistema para emissão de cartões pelo TEF.
- O que é TEF?
- A Transferência Eletrônica de Fundos é uma solução de vendas que efetua transações financeiras de modo eletrônico na hora em que uma compra por cartão de crédito ou débito é efetuada.
- O primeiro passo será configurar a credenciadora do TEF, nesse caso as empresas responsáveis pelos Pinpads. Vamos usar nesse exemplo a credenciadora "Visanet".
- No sistema SFI vamos em "Cadastro - Contas", selecionamos o "Agente" e na aba "banco/Agente", iremos preencher o campo "Credenciadora TEF" conforme a imagem.
- A opção TEF será reconhecida apenas pelas "Operações Financeiras - Cartão de Crédito/Débito". Para isso eles devem está com o tipo de pagamento correto. Essa configuração é feita em "Parâmetros - Operações Financeiras".
- Tipo de pagamento Cartão de Crédito para "Crédito" e Cartão de Débito para "Débito.
- O próximo passo da configuração será feita no sistema SFL, especificamente no Config do Monitor. Vamos na aba "TEF", para configurarmos os seguintes dados:
- Código da loja; este é fornecido pela empresa credenciadora, mas neste exemplo usaremos o código "00000000" de homologação.
- Endereço IP do Pinpad, fornecido pela credenciadora do TEF.
- OBS IMPORTANTE: O endereço IP do pinpad deve ser fornecido pela empresa credenciadora que fez a instalação do equipamento, mas caso o usuário deseje saber essa informação também é possível usando um software de identificação. Neste caso usaremos o IP Scanner. Software com usabilidade simples que tem como objetivo mostrar os endereços IP conectados a sua rede. Basta instalar e clicar em "Verificar" para que seja feita a varredura dos equipamentos. - Link para download: www.advanced-ip-scanner.com/br/
- Número do terminal: número de controle interno para determinar quantos terminais estão utilizando pinpad. Por exemplo: se o cliente possui 5 pinpads, significa que ele terá 5 terminais, então devemos preencher cada terminal com sua numeração, 00000001, 00000002 respectivamente.
- Porta do PinPad: número da porta COM a qual o o PinPad está conectado. Para identificarmos a porta vamos clicar menu "Iniciar" e digitar "Gerenciador de Dispositivos". Na janela do gerenciador, vamos em portas e procuramos a porta a qual o nosso Pinpad está conectado, normalmente ele assume essa nomenclatura "Dispositivo Serial USB". - Mas caso você tenha dificuldade em identificar qual é a porta correta, pois o cliente pode possuir muitos dispositivos conectados, basta desconectar o Pinpad com a tela do "Gerenciador de Dispositivos" aberta e observar qual dos dispositivos irá sumir da tela, então esta será a porta correta, então basta conectar o Pinpad novamente.
- Por fim assim ficará o preenchimento da aba "TEF" no Config do nosso sistema, lembrando que a opção SiTef deve está marcada para que o TEF seja habilitado: - OBS IMPORTANTE: Para que o TEF funcione corretamente será necessário que o software da Credenciadora esteja online e operante, para que nosso sistema SFL possa se comunicar com o mesmo. Para nos certificamos vamos abrir o SFL e digitar o comando 71/ e escolher a opção "Teste de Comunicação". Ao obter a mensagem "Servidor Conectado", significa que o SFL está se comunicando com o PinPad e apto para as emissões.
- O que é TEF?
- A Transferência Eletrônica de Fundos é uma solução de vendas que efetua transações financeiras de modo eletrônico na hora em que uma compra por cartão de crédito ou débito é efetuada.
- O primeiro passo será configurar a credenciadora do TEF, nesse caso as empresas responsáveis pelos Pinpads. Vamos usar nesse exemplo a credenciadora "Visanet".
- No sistema SFI vamos em "Cadastro - Contas", selecionamos o "Agente" e na aba "banco/Agente", iremos preencher o campo "Credenciadora TEF" conforme a imagem.
- A opção TEF será reconhecida apenas pelas "Operações Financeiras - Cartão de Crédito/Débito". Para isso eles devem está com o tipo de pagamento correto. Essa configuração é feita em "Parâmetros - Operações Financeiras".
- Tipo de pagamento Cartão de Crédito para "Crédito" e Cartão de Débito para "Débito.
- Código da loja; este é fornecido pela empresa credenciadora, mas neste exemplo usaremos o código "00000000" de homologação.
- Endereço IP do Pinpad, fornecido pela credenciadora do TEF.
- OBS IMPORTANTE: O endereço IP do pinpad deve ser fornecido pela empresa credenciadora que fez a instalação do equipamento, mas caso o usuário deseje saber essa informação também é possível usando um software de identificação. Neste caso usaremos o IP Scanner. Software com usabilidade simples que tem como objetivo mostrar os endereços IP conectados a sua rede. Basta instalar e clicar em "Verificar" para que seja feita a varredura dos equipamentos. - Link para download: www.advanced-ip-scanner.com/br/
- Número do terminal: número de controle interno para determinar quantos terminais estão utilizando pinpad. Por exemplo: se o cliente possui 5 pinpads, significa que ele terá 5 terminais, então devemos preencher cada terminal com sua numeração, 00000001, 00000002 respectivamente.
- Porta do PinPad: número da porta COM a qual o o PinPad está conectado. Para identificarmos a porta vamos clicar menu "Iniciar" e digitar "Gerenciador de Dispositivos". Na janela do gerenciador, vamos em portas e procuramos a porta a qual o nosso Pinpad está conectado, normalmente ele assume essa nomenclatura "Dispositivo Serial USB". - Mas caso você tenha dificuldade em identificar qual é a porta correta, pois o cliente pode possuir muitos dispositivos conectados, basta desconectar o Pinpad com a tela do "Gerenciador de Dispositivos" aberta e observar qual dos dispositivos irá sumir da tela, então esta será a porta correta, então basta conectar o Pinpad novamente.
- Por fim assim ficará o preenchimento da aba "TEF" no Config do nosso sistema, lembrando que a opção SiTef deve está marcada para que o TEF seja habilitado: - OBS IMPORTANTE: Para que o TEF funcione corretamente será necessário que o software da Credenciadora esteja online e operante, para que nosso sistema SFL possa se comunicar com o mesmo. Para nos certificamos vamos abrir o SFL e digitar o comando 71/ e escolher a opção "Teste de Comunicação". Ao obter a mensagem "Servidor Conectado", significa que o SFL está se comunicando com o PinPad e apto para as emissões.
Ultima edição: 4 meses 2 semanas atrás por diego.
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