Pareto, Curva ABC e o seu Negócio
Se você pegar a lista de clientes de qualquer empresa provavelmente vai descobrir que 80% de sua receita vem dos top 20% de clientes.
É a chamada regra 80/20, o princípio de Pareto.
Saiba o que é o princípio de Pareto:
A lei de Pareto, também conhecida como princípio 80-20 afirma que para muitos fenômenos, 80% das consequências advém de 20% das causas. A lei foi sugerida por Joseph M. Juran, que deu o nome em honra ao economista italiano Vilfredo Pareto.
Assim, 20% dos vendedores ganham 80% das comissões, 20% dos clientes correspondem por 80% dos lucros de qualquer negócio, 20% das celebridades dominam mais de 80%, enquanto 80% dos livros mais vendidos são de 20% dos autores e, 80% das descobertas científicas são realizadas por 20% dos cientistas, segundo a Wikipedia.
Pareto mostra como criar mais com menos, usar melhor seu tempo e definir prioridades.Podemos aplicá-lo em praticamente qualquer coisa, se soubermos quais são os objetivos que queremos, é possível descobrir caminhos mais curtos e mais produtivos para atingi-los.
E a Curva ABC?
A curva ABC é um método de classificação estatística de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto. Baseada no princípio de Pareto, em que se considera a importância dos materiais, de acordo com as quantidades utilizadas e o seu valor.
Também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada; classificação de produtos da empresa pela lucratividade proporcionada, etc.
O nome curva, por sua vez, deve-se ao tipo de gráfico que estes percentuais representam, já que ao colocar no eixo horizontal do gráfico o percentual desses fatores, e no eixo vertical seus respectivos percentuais de participação na receita percebemos uma curva sendo formada.
No que diz respeito à análise de clientes, a curva ABC serve para analisar a dependência ou risco face a um cliente, ou ainda para que tipo de clientes a organização se deve focar. Consiste em ordenar os clientes por ordem decrescente da sua contribuição para a empresa, de modo a se poder segmentar por grau de dependência, de risco ou ainda por outro critério a definir.
Na avaliação dos resultados da curva ABC, percebe-se o giro dos itens no estoque, o nível da lucratividade e o grau de representação no faturamento da organização. Os recursos financeiros investidos na aquisição do estoque poderão ser definidos pela análise e aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC.
E você, já sabe quais os 20% mais importantes?
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